segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Compreendendo a bíblia



A liberdade que temos de ler a bíblia é um privilégio. Muitos, no passado, não a tiveram e pagaram um alto preço para que nós tivéssemos. Portanto, ler a bíblia e estudá-la é um presente de Deus para cada um. Sugerimos os seguintes passos para seu estudo:

1.     Observe – Quando ler a bíblia seja curioso (a). Cada vez que ler o texto bíblico, tentem responder ás seguintes perguntas: Quem? O quê? Por quê? Como? Mantenha um dicionário sempre á mão, para compreender bem a palavras cujos significados não sejam tão claros.

2.     Investigue – Tentem descobrir o que o texto diz, lendo passagens que vêm imediatamente antes e depois do texto lido. É bom ler também a passagens paralelas indicadas na própria bíblia. Um dicionário funciona como uma lente de aumento, ampliando a compreensão do texto.

3.     Aplique – Depois observar e investigar faça a si mesmo a pergunta: “O que esse texto significa para a minha vida?” Tome cuidado para não mistura aspectos culturais próprios da época aos dias de hoje. Princípios bíblicos sempre são válidos quando provoca um caminhar saudável com o senhor Jesus.

4.     Ore – Orar significa conversar com Deus de maneira sincera e espontânea, sem rodeios. O ato de orar não funciona mais se for repetido várias vezes. Orar é atitude de fé Quem ora, precisa crer e confiar de todo o coração que Deus ouve e responde. Portanto ore sempre, não importando se em voz alta ou consigo mesmo. Peça sempre em nome de Jesus. Ele é o único mediador entre Deus e os homens, conforme lemos em 1tm 2.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário